Feedback – O café da manhã dos campeões

Feedback – O café da manhã dos campeões

Começo este artigo sobre Feedback com uma frase de Rick Tate, escritor e especialista americano em liderança:

O feedback é o café da manhã dos campeões. – Rick Tate

Pois é, não foi à toa que dei este título ao artigo de hoje, pois acredito plenamente nas palavras dele.

Você já recebeu alguma vez um feedback que não contribuiu em nada com o seu desenvolvimento e ainda por cima o deixou muito chateado com seu “chefe”?

Ou recebeu um feedback que de tão mal aplicado, teve um efeito contrário em sua motivação e desenvolvimento?

Você se lembra de ter recebido alguma vez um feedback extremamente positivo de seu líder e que além de ajudá-lo a corrigir seu erro, fez com que você ficasse pensando “puxa, como é que eu fui fazer isso”?

Se você respondeu “sim” para esta última, com certeza você se lembra deste líder com muito carinho e ele continua sendo uma referência positiva pra você até hoje!

Se respondeu “sim” para as duas primeiras, com certeza não tem boas recordações de quem os aplicou em você!

O fato é que o feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de pessoas (liderados, colegas de trabalho, amigos, filhos) e ainda hoje uma grande parte dos líderes não sabe ou tem medo de dar feedback.

No parágrafo acima fiz referência ao feedback como importante para o desenvolvimento de pessoas de uma forma geral.

Portanto, quando falo de líderes quero dizer qualquer pessoa que seja um referencial na vida de outras pessoas, sem necessariamente ter um crachá de “chefe”.

Gosto de reforçar que nós, pais, precisamos utilizar esta ferramenta o tempo todo com nossos filhos se quisermos de verdade ajudá-los em seu processo de crescimento pessoal e até profissional.

Por que é tão difícil aplicar feedback?

Você sabia que, segundo uma pesquisa da Michael Page, 8 de cada 10 funcionários de uma empresa pedem demissão do “chefe”? E que um dos motivos é a ausência de Feedback? Leia aqui a matéria que aponta estes dados!

Pois é, um dos fatores que mais impactam nestas decisões é o feedback, seja a ausência dele ou simplesmente quando ele é dado de forma inadequada.

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Vale ainda lembrar que as novas gerações precisam e valorizam muito o feedback, pois têm muita disposição e energia, porém pouca experiência de vida profissional o que demanda uma orientação muito mais efetiva de seus líderes.

Os líderes brasileiros têm muita dificuldade em fornecer feedback aos seus liderados e são vários os fatores que influenciam no baixo desenvolvimento desta competência tão importante:

Um deles é o despreparo do líder (sinto calafrios quando penso nisso) para dar feedback:

Muitas pessoas caem de “paraquedas” na função de Líder e não são preparadas para usar esta ferramenta adequadamente.

As empresas pecam por não desenvolverem seus profissionais para o exercício da liderança e acabam colhendo os “frutos” advindos desta falha.

Outro fator é o medo de magoar ou se indispor com as pessoas:

O líder tem medo de gerar conflitos com seus subordinados, pois corre o risco de perdê-los para o concorrente e acaba fazendo “vista grossa” para os comportamentos inadequados de seus funcionários. 

Há também pouca abertura entre líderes e liderados:

É importante o líder dar abertura para a discussão de problemas e dificuldades, tão naturais quando se trabalha com grupos de pessoas com experiências diferentes, porém com objetivos comuns determinados pelas organizações. 

Ah, vale lembrar que feedback não é para dar “bronca” em funcionários quando fazem algo errado, ele deve ser utilizado também, e principalmente, como reforço de seus comportamentos positivos.

Bem, se para corrigir quando necessário já é difícil, imagine então para elogiar? É mais raro ainda. O guru Ken Blanchard diz o seguinte em seus livros:

Sempre surpreenda as pessoas fazendo algo certo, positivo e nunca mais elas vão querer repetir comportamentos negativos”. Ken Blanchard

Assino embaixo e valido o pensamento dele!

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Mas o que é de fato o Feedback?

Vamos lá entender um pouco mais sobre esta ferramenta.

Continue lendo este artigo para saber:

  • O que é feedback?
  • Qual seu real objetivo?
  • Funciona mesmo?
  • Vale à pena o líder investir na sua aplicação?
  • Quais os benefícios do feedback para o líder, liderados e organização?
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Aliás, por que utilizamos o termo em inglês e não o em português?

A tradução literal da palavra feedback é retroalimentação.

Já pensou seu líder chegar em você dizendo: fulano, venha aqui que preciso fazer uma retroalimentação com você? Não ia ficar muito legal, não é mesmo?

Feedback, em Administração é:

…o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados” (fonte: Wikipedia).

Ou ainda, segundo MOREIRA (2012, p7):

 o processo de fornecer dados para que o outro (pessoa ou grupo) possa melhorar seu desempenho para alcançar os objetivos. – Bernardo Leite Moreira

Gosto desta adaptação que utilizo em meus programas de desenvolvimento de líderes:

Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como a sua atuação afeta ou é percebida pelo outro, ou vice e versa.

Perceba que o último conceito diz que o  feedback é um processo de ajuda mútua, portanto o feedback utilizado adequadamente sempre será bom, seja para pontuar comportamentos inadequados ou reforçar comportamentos positivos.

Este é o real objetivo do feedback, AJUDAR o outro!

Se é para ajudar, porque os liderados tremem quando ouvem esta palavra?

Simples, devido ao uso inadequado por algumas lideranças no passado, pois o feedback era (e pasmem, ainda hoje é em alguns lugares) utilizado apenas para mostrar ao liderado as coisas ruins que ele fez, seus comportamentos negativos.

E além disso, de uma forma totalmente agressiva, sem cuidado e em qualquer lugar, inclusive na frente de outras pessoas.

Natural este medo dos liderados, afinal, quem gosta que chamem sua atenção de qualquer jeito na frente de outras pessoas?

Quais são os principais objetivos do feedback então?

  • É uma ferramenta essencial no processo de comunicação.
  • É uma ferramenta poderosa para o líder no processo de desenvolvimento de colaboradores, de retenção de talentos, avaliação de desempenho e engajamento.
  • É usado para comunicar a um colaborador como o seu comportamento afeta, positiva ou negativamente, a equipe, a área e a empresa.
  • É um recurso que auxilia o líder a criar um ambiente construtivo e de aprendizado contínuo (Educação Continuada).
  • É um recurso estimulador para a automotivação do indivíduo, uma vez que ninguém pode motivar ninguém, nem mesmo o líder.
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Quais são os benefícios do feedback?

Quando o feedback é aplicado de forma correta, traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos, líderes, liderados, clientes, fornecedores e organizações. Veja alguns deles:

  • Estreitar o relacionamento entre líderes e liderados;
  • Promover o planejamento de metas de desenvolvimento em conjunto;
  • Manter a motivação e o compromisso;
  • Estimular a motivação para o aperfeiçoamento contínuo;
  • Estimular a eficácia na comunicação interna;
  • Ajustar os objetivos e as metas da organização com os da equipe;
  • Identificar as necessidades de treinamento;
  • Comemorar êxitos e aprender com os insucessos;
  • Desenvolver o potencial dos liderados;
  • Promover mudanças;
  • Desenvolver a visão sistêmica da empresa.

Portanto, o feedback é uma ferramenta poderosa e essencial a qualquer líder ou organização que queira construir equipes de sucesso e que entreguem resultados fantásticos.

Também é um recurso que auxilia na retenção dos talentos, bem como no desenvolvimento das competências necessárias para bem executar suas tarefas e ainda construir sua carreira na organização.

E, além disso tudo, se traduz em grande economia para as empresas, pois:

  1. Reduz os custos de atração
  2. Reduz os custos com seleção e contratação
  3. Reduz os custos de treinamento e capacitação
  4. Reduz os custos com integração e aculturamento de novos funcionários
  5. E ainda reduz os custos com todas as verbas rescisórias quando estes pedem demissão ou são demitidos por algum motivo.

Mas o maior impacto, pelo menos em meu ponto de vista, é o know-how que vai embora com este funcionário e que, muitas vezes, é levado para a concorrência.

O feedback proporciona funcionários mais felizes, e funcionário feliz:

  • Falta menos
  • Produz mais e com mais qualidade
  • Atende melhor aos nossos clientes
  • Se relaciona bem com seus colegas de trabalho
  • Trabalha melhor em equipe
  • Se envolve menos em conflitos
  • Reclama menos de seu líder, colegas de trabalho e organização e
  • Propaga positivamente a marca da empresa onde trabalha para todos que conhece

Agora lhe pergunto:

  • Você acredita mesmo que o feedback funciona?
  • Você acredita que o feedback oferece vantagens e benefícios para pessoas e organizações?
  • Você acredita que o feedback pode contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento do ser humano?
  • Você acredita que o feedback pode transformar um líder mediano em um líder fantástico?

Se você respondeu positivamente a todas as perguntas, saiba que o problema não está no processo de feedback em si, mas principalmente na forma como o feedback é feito.

A forma como você dá o feedback é que determina a diferença entre o fracasso e o sucesso. – Marcelo Levi.

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Pense nisso e mude a sua forma de dar feedback, além é claro, de estar aberto para receber feedback também, pois quem ganha com isso é você!

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Ah, não sabe como fazer o feedback adequadamente ou precisa desenvolver esta competência?

Então leia:

Forte abraço e fique com Deus!

Marcelo Levi.

Sucesso não é sorte, é um estilo de vida! Por que o sucesso é você quem faz! – Marcelo Levi